quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco.

Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco
Local: Casa Nova - Bahia
Data: de 13 a 21 de novembro 2010

APRESENTAÇÃO
Numa iniciativa do Governo da Vontade do Povo, Casa Nova realizará o 1º Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco, para estreitar os laços de amizade, promover o intercâmbio cultural entre os municípios do território, (Curaçá, Canudos, Uauá, Juazeiro, Sento - Sé, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo A. de Lurdes), enfatizando a importância desse intercâmbio cultural na difusão da diversidade, da riqueza e do potencial turístico do Vale do São Francisco. Esse encontro cultural acontecerá de 13 a 21 de novembro com uma grande programação cultural, mobilizando todos os atores culturais do território e do município, e propiciará as comunidades circunvizinhas e a cada artista em particular, a amostragem da cultura local em todas as suas formas e nuances além de promover a integração e o lazer, fomentará a geração de emprego e renda.



 PÚBLICO-ALVO



Artistas plásticos – Poetas - Músicos – Artesões – Dançarinos –Fotógrafos - Comunidades tradicionais - Historiadores – Professores – Alunos - Comunidade local

OBJETIVO GERAL
Valorizar e disseminar o potencial cultural existente no município, e em cada comunidade circunvizinha, oportunizando aos atores e construtores da cultura do Território Sertão do São Francisco, para que demonstrem seus talentos em todas as áreas de conhecimento e formas de expressão (culinária, artesanato, teatro, dança, musica).   


PROGRAMAÇÃO
DIA: 13/11
Festival de Poesia
DIAS: 15, 16 e 17
Caravana da Cultura
(palestra, oficinas, apresentações de grupos local nas escolas)
TEMAS: Consciência Negra e Movimento Pau de Colher

 DIA 18/11
Homenagem aos Cidadãos Negros Casanovenses
Café Cultural (com o  Excelentíssimo  Senhor Orlando Nunes Xavier- Prefeito Municipal)
 DIAS: 19 a 21/11
Exposição, feira, show, apresentações e a integração dos atores culturais do território na praça de eventos.


REALIZAÇÃO


Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte
Coordenação de Cultura e Turismo

 APOIO

SECRETARIAS (Educação, Ação Social, Obras, Urbanismo, Saúde, Assessoria de Imprensa)
Policia Militar
Conselho Tutelar
Promotoria Pública
Radio Comunitária (Casa Nova FM)
Casa da Cultura
Câmara de Vereadores
Comissão dos Dirigentes de Cultura do Território VSF
  Câmara de Turismo do Vale do São Francisco
Casa do Artesão (Juazeiro)


Contatos: Luciano Correia (74) 8814 1007 – Coordenador de Cultura e Turismo Casa Nova – BA.
                  Larianne Rocha (74) 8816 6994 representante do território SSF

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONVITE


            Em comemoração do

DIA DA CULTURA – 05 DE NOVEMBRO

CASA DO ARTESÃO JOSÉ ODELIO DE SOUZA – SECETLA

Rua Raul Alves, 01 Santo Antonio
Juazeiro – BA   tel 74 3612 1411
A partir das 17 hs
Realizará o lançamento do projeto

RETALHOS & ATITUDE

Do

GRUPO CULTURAL MÃE DA MATA


Com  exposição e vendas

Dos produtos do projeto, ressaltando que os mesmos são feitos pelos artesãos da casa.

Comidas e bebida tipicas

Ao som de musicas regionais

Com a presença

ROTARY SÃO FRANCISCO

Nossos patrocinadores dos retalhos

Participem … Viva com Arte

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bens imateriais podem ser protegidos por lei



Alguma manifestação cultural da sua região importante? Sabe que ela pode ser protegida legalmente? Reúna todo material disponível e solicite à sua Prefeitura Municipal ou ao IPAC o registro dela como Patrimônio Imaterial.

No Brasil, os poderes públicos executivos, municipais, estaduais e federal, têm a obrigação de criar políticas públicas para a preservação dos patrimônios culturais imateriais ou intangíveis. Os saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas, danças e manifestações, além de lendas, músicas e costumes são exemplos de bens imateriais. Distinção utilizada a partir de 1997 pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco), o Patrimônio Imaterial abrange expressões e tradições que determinado grupo pratica e deseja preservar em respeito à sua ancestralidade, à importância do ato e com objetivo de resguardá-las.

Na Bahia, as prefeituras dos 417 municípios têm obrigação constitucional e com base em outras legislações, como lei orgânica municipal, de criar e implantar políticas públicas de salvaguarda dos bens culturais dos territórios que administram. A prefeitura é responsável por patrimônios de relevância municipal, já o governo estadual se responsabiliza por bens com representatividade para a Bahia, enquanto o governo federal, através do ministério da Cultura, fica com tutela dos bens de proeminência nacional. No nosso estado, o Governo da Bahia já reconheceu oficialmente como Patrimônio Imaterial, a Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador -, o Cortejo do 2 de Julho também na capital baiana, o Carnaval de Maragojipe, da cidade de mesmo nome no Recôncavo, a Festa da Boa Morte em Cachoeira, a Capoeira e o Desfile dos Afoxés em Salvador.

Variam os órgãos e secretarias municipais responsáveis por registros de bens nos territórios que administram. Já no Governo da Bahia é o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da secretaria de Cultura (SecultBA), o responsável pelas pesquisas que fundamentam o registro dos bens relevantes para o estado. Dos patrimônios intangíveis da Bahia, o IPAC pesquisa, ainda, o Ofício dos Vaqueiros, o Ofício dos Mestres Organistas e a Festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação.

A intenção do registro é manter vivas por meio de parcerias com a sociedade civil, instituições públicas e privadas, as tradições e suas referências. Para solicitar registro de um bem imaterial, os interessados fazem contato com instituições responsáveis, sejam municipais, estadual ou federal, utilizando-se de documentação fundamentada e argumentos consistentes que comprovem a importância, local, estadual ou nacional daquele patrimônio intangível.

No caso de um bem estadual, o IPAC dispõe de equipe multidisciplinar, que após vivenciar a manifestação, realizar pesquisas de campo e estudos que variam de seis meses a um ano, ou mais, entrega um dossiê composto por textos técnico-analíticos, fotografias, reportagens de jornais, entrevistas, vídeodocumentários e outros itens. O dossiê passa para o Conselho Estadual de Cultura que pode acatá-lo ou sugerir mudanças e, depois, para a Secretaria de Cultura. Após ajustes, o dossiê chega ao Governador, que delibera da publicação do decreto no Diário Oficial, que se acontecer, transforma aquela manifestação em um patrimônio imaterial da Bahia.

A lei nº 8.895/2003 possibilita que qualquer pessoa ou sociedade civil solicite registro de bens culturais. “Caso os estudos comprovem a importância da manifestação esta será oficialmente protegida”, diz o gerente de Pesquisa (Gepel) do IPAC, Mateus Torres. Os registros são inscritos em quatro Livros que incluem os Saberes e Modos de Fazer, Eventos e Celebrações, Expressões Lúdicas e Artísticas, e Espaços destinados a Práticas Culturais Coletivas. Mais informações são obtidas no site www.ipac.ba.gov.br ou na Gepel/IPAC via telefone (71) 3116-6741.

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 21.10.2010                                                             
Jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641
Texto: Geraldo Moniz e estagiário Tiago Araújo
Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom@ipac.ba.gov.br.                                 Acesse: www.ipac.ba.gov.br

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projetos Habilitados - Pontos de Leitura do Sertão do São Francisco

167
Sertão do São Francisco
 Pilão Arcado
Centro Evangélico de Assistência Social à Criança e ao Adolescente – CEASCA
Habilitado
168
Sertão do São Francisco
Juazeiro
Israel Costa Melo
Habilitado
169
Sertão do São Francisco
Remanso
Fundação Integração Social do Menor de Remanso
Habilitado
170
Sertão do São Francisco
  Juazeiro
Instituto Cultural de Arte Educação do Baixo Médio e Sub Médio São Francisco
Habilitado
171
Sertão do São Francisco
 Uauá
Hildemar de Oliveira Cadidé
Habilitado
172
Sertão do São Francisco
 Juazeiro
Fabio Lima de Souza
Habilitado
173
Sertão do São Francisco
 Juazeiro
Mariana Campos Fontalvo
Habilitado

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ação Sons de Canudos desenvolvida pela Associação Sociocultural Umbigada recebe o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2010

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio cultural do Brasil. A premiação constitui um reconhecimento a ações de preservação, de divulgação e de educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, façam-se dignas de registro, difusão e reconhecimento público.

A ação Sons de Canudos é desenvolvida na comunidade de Canudos Velho, local onde Antonio Conselheiro (1830-1897) ergueu o povoado de Bello Monte e o seu objetivo é assegurar a continuidade das tradições existentes no sertão do Bahia, por meio da valorização de sua cultura popular e suas expressões musicais. Desde 1994, foram realizadas diversas apresentações, encontros culturais, mostras de cinema e participações de conjuntos da cidade de Canudos em festivais sediados em diversas partes do país. Sete discos, destacando-se a Banda de Pífanos de Bendegó, premiada em 2005 pelo Rumos Itaú Cultural e Landinho Pé de Bode, reconhecido como Mestre através do Premio Culturas Populares 2009, promovido pelo Minc, documentários em vídeo, destacando-se o média Zabumba e os curtas Caboclo Henrique e Desterro, o livro Raízes dos Sertões, organizado por Marcelo Rabelo e produzido pelos próprios moradores de Canudos Velho, além de cordéis e exposições que também estão entre os resultados obtidos ao longo dos anos. Em 2008 o projeto Sons de Canudos tornou-se um Ponto de Cultura apoiado pela Secretaria de Cultura da Bahia e Minc, onde além das ações já desenvolvidas, passou a ministrar oficinas de arte, audiovisual e cursos de alfabetização.
 
Histórico do Prêmio Rodrigo Melo

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural do Brasil. A premiação de abrangência nacional proporciona reconhecimento a ações de preservação e de educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, tornam-se dignas de registro e divulgação para toda a sociedade. 
O resultado do Prêmio Rodrigo Melo de 2010 foi decidido durante o mês de agosto pela Comissão Nacional de Avaliação, presidida pelo Iphan e composta por 13 representantes do Governo Federal e de instituições ligadas ao tema do patrimônio cultural, além de personalidades da cultura.
As iniciativas ganhadoras foram eleitas entre 64 concorrentes que chegaram à segunda etapa de seleção, após passar pelo processo de pré-seleção realizado em julho pelas comissões estaduais presididas pelos superintendentes do Iphan. No total, 178 trabalhos foram inscritos na edição 2010 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. 
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 20 de outubro, às 20 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Os vencedores receberão troféus e certificados das mãos do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. Cada ação recebe também R$ 20 mil em dinheiro.
Assim, são vencedoras do 23º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, nas sete categorias, as seguintes ações:
 
Apoio Institucional e/ou Financeiro
Ação: Dossiê do Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados. 
Proponente: 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Mato Grosso do Sul.


Divulgação
Ação: Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. 
Proponente: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Educação Patrimonial
Ação: Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. 
Proponente: Prefeitura de Londrina – Paraná.

Pesquisa e Inventário de Acervos
Ação: Acervo Artístico Museológico.
Proponente: Associação dos Amigos da Escola Guignard – Minas Gerais.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Ação: Saveiros de Vela de Içar da Baía de Todos os Santos. 
Proponente: Associação Viva Saveiro – Bahia.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico 
Ação: Sítio Arqueológico. 
Proponente: Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - Rio de Janeiro.

Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial 
Ação: Sons de Canudos. 
Proponente: Associação Sociocultural Umbigada - Bahia.

Marcelo Rabelo
Presidente da Associação Umbigada
Coordenador Ponto de Cultura Sons de Canudos
71 9194-0206 // bendego@gmail.com // www.sonsdecanudos.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

50 novos Pontos de Cultura assinam convênio com o Estado / Estudantes de Juazeiro Participam de Fórum de Comunicação em Praça Pública



A Bahia tem agora 200 pontos ligados à Secretaria de Cultura e mais 70 vinculados ao Ministério da Cultura. Em 2011 estão previstos o convênio com mais 100 novos pontos vinculados ao estado.


A Bahia dá mais um passo na política dos Pontos de Cultura, ampliando para duzentos o número de pontos conveniados com a Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. As entidades foram selecionadas a partir do edital realizado em 2008 que aprovaram 150 projetos. Agora, com aditivo do Ministério da Cultura – MinC, a SecultBA pôde conveniar com mais 50 novos pontos. O repasse total previsto para 3 anos é de R$ 180 mil (R$ 60 mil/ano). Desse recurso, 2/3 é proveniente do MinC e 1/3 do Governo do Estado. O acréscimo para a implantação dos 50 novos pontos é de R$ 6 milhões do MinC e R$ 3 milhões da Secult-Ba.
Entre os Pontos a ser conveniados estão a Fundação Eco - Educativa Fred Dantas, Escola Ambiental, Fanfarra Castro Alves, Grupo Gay da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado, Associação de Radiodifusão Cultural e Recreativa de Abaré, Centro Cultural Oficina Reciclável, Centro Cultural Quilombo Cecília, Associação dos Moradores do Bairro João Durval Carneiro e Ruas Circunvizinhas, Obras Assistenciais Comunitárias da Vila de Acupe, Grupo Cultural Naenda dentre outros
“Agora temos 200 pontos conveniados com a Secretaria de Cultura do Estado em mais de 110 dos 417 municípios baianos. A previsão para 2011 é ampliarmos esse número para mais 100 novos Pontos com foco nos Territórios de Identidade que ainda não tenham nenhum Ponto de Cultura estabelecido”, afirma a superintendente de Cultura da SecultBA, Ângela Andrade.

A Bahia possui 270 Pontos de Cultura, 200 deles conveniados com o Governo do Estado e 70 conveniados com o Minc. Presentes em 110 municípios dos 26 territórios de identidade da Bahia, os Pontos têm contribuído para o desenvolvimento de ações culturais em suas regiões. Mas não só isso: alguns deles promovem cursos e oficinas que têm colaborado, inclusive, para a profissionalização do setor.



João Paulo – (74) 8118-7530
Paulo Victor – (74) 9997-4981

 
--------------------------------
Secretaria Executiva
Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

I Curaçá Encanto

Concurso Público para Professor

Concurso para professor do estado abre 3,2 mil vagas
Ultima Atualização: 06/10/2010 às 16:52:30
Será publicado na edição desta quarta-feira, 5, do Diário Oficial do Estado o edital para realização de concurso público para professor. Ao todo, serão oferecidas 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.
As vagas são para 20 horas semanais, com salário-base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,32. Para participar da seleção é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo.
As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70.
O diferencial deste processo seletivo – organizado pelas secretarias da Administração e de Educação do Estado – é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do polo escolhido. A prova será realizada em todos os 32 municípios polos das Diretorias Regionais de Educação.
O processo seletivo do governo do Estado será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva.

Musical Felinos