sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vem ai o 1º Encontro dos Canudeses em Salvador

E acontece no dia (16) de Abril o 1º Encontro dos Canudenses em Salvador, a festa promete ser um grande encontro com os filhos de Canudos que moram na capital Baiana, festa regada a muita música. O evento acontece no Alto do Andú Paralela Show. Telefones para mais informações: (75) 9132-0137 e 8826-2688.

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!

CONTINUA ABERTO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MONITORES DO PETI EM JUAZEIRO

sexta-feira - 25/02/2011
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), abriu no último dia 21 o processo Seletivo Simplificado visando à contratação de sócio-educadores da jornada ampliada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Juazeiro, numa resolução instituída conjuntamente com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA).
A Seleção Simplificada tem como objetivo preencher 21 vagas para a função de sócio-educador do PETI numa jornada de trabalho de 40 horas e por um período de dois anos. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na SEIASC, situada na Praça da Bandeira no Centro de Juazeiro, no horário das 08 às 13 horas. Os interessados ainda têm até o dia 02 de março para efetuarem as suas inscrições.

Mais informações no edital do Processo Seletivo, que está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro: www.juazeiro.ba.gov.br

Por Luiz Hélio/SEIASC

QUIDÉ GANHA QUADRA POLIESPORTIVA NESTE SÁBADO (26)

sexta-feira - 25/02/2011
Será entregue neste sábado (26), pela Prefeitura de Juazeiro mais uma Quadra Poliesportiva. Desta vez a comunidade beneficiada será o Quidé, que contará com o equipamento público para prática de esportes e lazer. A solenidade de entrega acontecerá às 18h, e a partir das 16h haverá apresentações artísticas, culturais e esportivas do bairro no local. Estarão presentes o prefeito Isaac Carvalho, sua comitiva de governo e comunidade, que está convidada a participar.

Secom PMJ

“CORDÃO DA MADALENA” FAZ A FOLIA DE MOMO EM JUREMAL

Fundado há 13 anos por Alcides Cunha ¬ o popular Cidinho da Jurema, que também coordena o grupo Acalanto ¬ o “Cordão da Madalena” é quem anima a folia de Momo na comunidade de Juremal. Como o próprio nome sugere, a agremiação foi inspirada numa moradora chamada Madalena. Apaixonada pelas marchinhas dos antigos carnavais e impossibilitada de curtir a festa em Juazeiro, a inquieta foliã resolveu organizar a própria diversão e ainda compartilhar a alegria momesca com o restante da comunidade.
Em meados da década de 1960, Madalena inovou colocando vários rádios sintonizados na mesma emissora dentro do mercado para animar as tardes carnavalescas dos amigos e vizinhos de Juremal. Segundo Alcides, quando findava o bloco musical com as marchinhas era uma correria danada para desligar os rádios durante o intervalo comercial no intuito de economizar as baterias dos aparelhos sonoros. “Praticamente todos os moradores participavam da festa e a animação era muito grande”, relembrou.
No ano de 1998 Cidinho resolveu homenagear a ilustre foliã in memoriam, contratando um carro de som para tocar marchinhas durante os dias de carnaval. Assim como a iniciativa de Madalena três décadas antes, o sucesso veio de imediato transformando a singela homenagem num grande e animado cortejo. “Poucos anos depois já passamos para um trio elétrico com uma banda tocando marchinhas e axé antigo”, enfatizou o idealizador do cordão. O “Cordão da Madalena” conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC).
Contando com cerca de 300 associados que compram a camisa ao preço de R$ 15 reais, o cordão também é acompanhado pelos não-sócios e chega a desfilar com aproximadamente mil pessoas, entre moradores do lugar, dos distritos vizinhos e também da sede. O “Cordão da Madalena” animará a folia antecipada nos próximos dias 26 e 27 (sábado à noite e domingo a tarde) no distrito de Juremal.

Por Luiz Hélio/SEIASC

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SOBRADINHO EM FESTA NESTA QUINTA-FEIRA

Sobradinho completa 22 anos de emancipação política administrativa no próximo dia 24 de fevereiro. Ao longo desse período, o município obteve muitos avanços nas mais diversas áreas de desenvolvimento. E a atual gestão está trabalhando para contribuir cada vez mais com o progresso da cidade e o bem estar da população. A programação para o aniversário da cidade começa logo no início da manhã, com a tradicional queima de fogos.

Pela noite, a festa de aniversário fica por conta dos shows realizados na Praça 7 de setembro. A festa é gratuita e está prevista para começar às 20h. Toda população Sobradinhense está convidada para prestigiar o evento e comemorar juntos mais um ano de conquistas e realizações.

Programação desta quinta: 24 de fevereiro

6h - Alvorada

7h30 - Ato Cívico

Hasteamento das Bandeiras

Execução do Hino Nacional

Apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar

Apresentação da Fanfarra Municipal de Sobradinho-Ba

9h - Ato Inaugural:

Biblioteca Municipal

Pavimentação asfáltica da Avenida José Balbino de Souza

Pavimentação da Rua 03 das quadras S -11, S-13,S-15

20h - Show Musical - Banda Forró Sou Mais Eu (Praça 7 de Setembro)

22h - Show Musical- Banda Voa Voa (Praça 7 de Setembro)





Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Carnaval de Uauá


Este ano o carnaval de Uauá será antecipado. Com o objetivo de reduzir custos e consequentemente poder contratar atrações musicais de maior expressão, a Prefeitura resolveu antecipar a festa, que sempre foi realizada no município, na data oficial. A cidade terá um “Novo Carnaval” porque é grande a expectativa em virtude da contratação de atrações musicais que tem uma boa aceitação junto ao público, como JHEREMMIAS, Banda ZUMBALLA, ONDA LOKA, BRINCK SAMBA e O ROLO.
Vale ressaltar que nos dias de folia antecipada, 26 e 27 de fevereiro, não haverá eventos do mesmo estilo na região. O TRIO AXÉ LIDER fará a puxada pelas principais ruas e avenidas da cidade. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Uauá.


Com informações de Jorge Trindade - colaborador


domingo - 20/02/2011 
Nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dá início às atividades da Calourada Solidária. O evento concentrará ações articuladas com as representações estudantis, através dos Diretórios Acadêmicos (DAs), que visam promover a integração dos ingressantes no ambiente universitário. Uma das atividades programadas nesta abertura de semestre é a Gincana Solidária, dirigida aos ingressantes de todos os cursos da instituição. A competição objetiva envolver os estudantes em ação beneficente e por à prova as habilidades dos calouros em uma tarefa de arrecadação de fraldas descartáveis que serão doadas à Fundação Lar Feliz de Juazeiro.
A turma que arrecadar maior número do produto, no período de 21 de fevereiro a 21 de março, receberá o troféu “Turma Solidária Univasf 2011”. Um segundo prêmio será uma bolsa de estudos de inglês de um semestre, sorteada entre os membros da equipe vencedora. O sorteio será realizado no dia 25 de março. A gincana englobará ainda doação de sangue e plantio de mudas. Outra iniciativa é o Campeonato de Futebol de Campo, nas modalidades masculina e feminina, reunindo alunos, professores e técnicos da universidade. As competições ocorrerão de 19 a 20 de março (local a definir). A premiação constará de troféu e medalha para o time vencedor e medalha para os segundo e terceiro lugares.

Na área cultural, o ‘Palco Livre’, será um espaço para apresentações artísticas. Entre as atrações estão os alunos da Fundação Lar Feliz e do grupo de dança afro Pró-jovem. O palco estará aberto para as apresentações de estudantes, professores e técnicos da Univasf. Os participantes serão agraciados com a medalha “Talento Solidário”. A programação segue no dia 16 de março, com rodas de diálogo simultâneas, nos campi Petrolina Sede, Ciências Agrárias e Juazeiro sobre o tema: “Recepção: Trote ou Convivência? Discutindo a integração da Univasf”. As rodas estão marcadas para as 9h com a participação de professores da Univasf.

No dia 26 o I Integrafest. A festa organizada por alunos dos cursos de Medicina Veterinária levará ao público o som e a música dos colegas de diferentes cursos, com bandas e DJs. De acordo com os organizadores, o local do evento deverá ser confirmado ainda este mês. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível e as doações revertidas para instituição beneficente.

CALOURADA SOLIDÁRIA

Inscrições: De 21/02/2011 a 15/03/2011
E-mail para inscrições: calouradasolidaria@univasf.edu.br.

Informações:

(87) 3862.9377
calouradasolidaria@univasf.edu.br


Informações obtidas do site: www.geraldojose.com.br

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Baile os Mascarados no Centro de Cultura João Gilberto. Dia 26 de fev. 2011 A partir das 22h Banda Orquestra Todo Tom e Orquestra Pedro Biloto.



Dia 26 de fev. 2011
                                                                               
A partir das 22h

Banda Orquestra Todo Tom

e Orquestra Pedro Biloto.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Decisões Públicas do Carnaval de Juazeiro


Pelos argumentos utilizados durante coletiva tarde passada no Paço Municipal, os Secretários de Igualdade, Assistência Social e Cultura Crisóstomo Lima; de Planejamento e Turismo Carlos Neiva e o Assessor Especial do Prefeito Antonio Gama, foram os responsáveis pelos entendimentos com a Associação dos Blocos na realização do novo carnaval de Juazeiro este ano. Segundo o próprio prefeito Isaac Carvalho depois de todo desgaste junto à população com o anúncio do cancelamento da maior festa popular da cidade, ele autorizou que uma comissão, constituída pelos três representantes do executivo, buscasse os entendimentos necessários, desde que o novo formato não onerasse os cofres públicos.
Segundo Zó, a iniciativa surgiu da associação e foi de imediato abraçada pela administração, ganhando posteriormente o aval do prefeito. "Esse carnaval não deixará de ter os mesmos atrativos que os anteriores, com grandes bandas, além dos blocos alternativos, de rua, também a tradicional Feijoada do Dadau, queremos que tudo isso aconteça, mas é preciso que quem faz eventos também faça carnaval". Ele alega que o modelo anterior, em que o município realizava tudo, era prejudicial até mesmo para os blocos. "Estamos procurando um modelo que seja bom para todos", argumentou.
Carlos Neiva, alegou que o modelo realizado em 2009 e 2010 estava em declínio, com gastos que giravam em torno de R$ 2 milhões, e a decisão de cancelar a festa foi politicamente muito difícil. "O prefeito Isaac ousou manter mesmo sabendo disso. Foram duas festas, indiscutivelmente vitoriosas, mas seguindo a linha do prefeito de reavaliar decisões, optamos por não realizar o carnaval, por falta de condição financeira. Uma decisão criticada por muitos, mas apoiada por grande parte da sociedade. Por fim, conseguimos abrir a discussão da possibilidade de parcerias, foi feita uma comissão e conseguimos de maneira não muito comum, um formato que consegue contemplar a decisão austera do prefeito, mas, através de parcerias, a vontade de realizar a festa", justificou. 
Luís Cláudio, diretor da Associação dos Blocos de Trio e Corda declarou: “Talvez não seja possível realizar uma grande festa como nos dois últimos anos, mas vamos batalhar e colocar os blocos na rua".
Adalberto Barbosa, da feijoada do Dadau, questionou: Prefeito este novo formato é apenas para este ano de forma emergencial ou permanecerá para os próximos carnavais? Isaac deixou transparecer que se o resultado for satisfatório, a parceria pode ser ampliada e o formato deve ser consolidado não só no carnaval, mas em outros eventos, citando como exemplo, a parceria entre o cantor Targino Gondin e o município na organização do Festival Internacional da Sanfona.

IV CURTA NA UNEB EXIBE DOCUMENTÁRIOS DE ESTUDANTES DE JORNALISMO


A produção cinematográfica do Vale do São Francisco inicia o ciclo de exibições de 2011 com o IV Curta na Uneb.  A mostra de vídeo-documentário do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, às 18h30, no Canto de Tudo. Em sua quarta edição, o público terá, no primeiro dia (17), a oportunidade de conversar com a cineasta pernambucana, Maria Pessôa, e assistir à exibição do documentário “Diários do Coque”, de sua autoria. No dia 18, será a vez da apresentação de quatro vídeos inéditos produzidos por estudantes de Jornalismo em Multimeios. 
De acordo com a professora do curso e coordenadora do evento, Fabíola Moura, a mostra surgiu em 2006 com o propósito de apresentar à comunidade o que foi produzido em sala de aula. “A Universidade tem o dever de compartilhar com a comunidade o que produz. Nada mais justo dividir com as pessoas essas belas produções desenvolvidas pelos estudantes aqui mesmo na região e que tem a nossa cara. São temáticas que não estão no cinema comercial nem nas locadoras. Todos ganham com essa troca”, explica. A apresentação de filmes em curta-metragem é a marca do “Curta na UNEB”. A proposta é expor vídeos que tenham duração média de 10 minutos, mas que não deixam de se apropriar de modo satisfatório do tema abordado. As filmografias resultam da aproximação dos estudantes com a produção audiovisual durante o curso. Guiados pela professora, Fabíola Moura, os aprendizes de jornalismo elaboram seus filmes no decorrer da disciplina, Laboratório de Vídeo-Arte.
A premiação e os frutos dos resultados se concretizam com a exposição das obras no “Curta na Uneb”, que é a etapa final do processo de produção. "Temos vídeos premiados em mostras e festivais regionais e nacionais. Na primeira edição, tivemos Noturno, na segunda - A Guerra pela Ilha do Fogo e na terceira, os vídeos Sábado-Feira e Rótulo foram selecionados para a 13ª edição do Festival Nacional de Cinema Universitário, com exibição no Rio de Janeiro. Eu e alguns dos alunos-cineastas fomos ao Rio participar do festival”, relembra a professora.
Este ano, entre os vídeos que serão exibidos no segundo dia, está Louco é quem me diz e não é feliz, com direção de Carlos Santana, Natália Carneiro e Raphael Barbosa. O curta faz uma reflexão sobre a felicidade e suas diferentes concepções. Para o roteirista Raphael Barbosa, o mais difícil é por em prática o roteiro que foi criado. “Quando se vai à campo, o resultado do roteiro se distancia do que foi pensado antes. A coleta de imagens, o modo de guiar as entrevistas e a edição acabam definindo um outro roteiro. Mas o primeiro é que de fato norteia a produção”, destaca. Além do curta Louco é quem me diz e não é feliz, serão apresentados também Travessias, O que elas carregam e Reminiscências. O IV Curta na Uneb tem acesso gratuito e é desenvolvido pelos alunos da disciplina Laboratório de Vídeo-Arte do Curso de Jornalismo em Multimeios.


Natália Carneiro Ascom

Informação extraída do blog: 

http://www.geraldojose.com.br/

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger continua com inscrições abertas




Quarta edição do edital tem inscrições abertas até março de 2011


Seguem até 18 de março de 2011 as inscrições para a quarta edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil. O certame, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira. A premiação é dada a um conjunto de trabalhos de temática e técnica livres, de um fotógrafo residente no país. Além de condecoração no valor de R$ 30 mil, o selecionado receberá apoio financeiro para a realização de uma exposição individual em Salvador e para a publicação de um catálogo com o ensaio, num investimento total de R$ 60 mil concedidos pela FUNCEB/SecultBA. O edital e seus anexos estão disponibilizados no site da FUNCEB: http://www.funceb.ba.gov.br/.


O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é aberto para fotógrafos brasileiros ou estrangeiros com situação de permanência legalizada, maiores de 18 anos, que devem apresentar um projeto ainda não premiado no Brasil nem no exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da FUNCEB (Pelourinho – Salvador/BA), de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, ou através dos Correios.


Criado em 2002, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um concurso bianual. Em sua mais recente edição (2008/2009), registraram-se 154 inscrições provenientes de 16 estados brasileiros. Uma comissão formada pelos fotógrafos Edgard Oliva, Márcio Lima e Titus Riedl selecionou o fotógrafo brasiliense Leonardo Costa Braga, que publicou um catálogo e realizou a exposição Homogenia, exibida no Palácio Rio Branco em agosto de 2010.


Esta quarta edição do edital chega revista, apresentando aperfeiçoamentos. Dentre as novidades, não existe mais a obrigatoriedade de a exposição ser feita na Galeria Pierre Verger, pertencente à FUNCEB, podendo o fotógrafo indicar o espaço expositivo de sua preferência, dentro da cidade de Salvador. Já os critérios de avaliação foram modificados, dando maior peso ao mérito artístico da proposta.


Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011


Inscrições: 20/12/2010 a 18/03/2011
Presencialmente: na sede da FUNCEB, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h (Rua Gregório de Mattos, 29 – Pelourinho – Salvador/BA).
Por Correios: envio à CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA.
Inscrições gratuitas
Realização: FUNCEB/SecultBA

Cidade Baiana da Cultura seleciona municípios de destaque em produção cultural



A cultura pode ser um caminho sustentável de transformação e desenvolvimento econômico e social, não através de importação de novos modelos, mas de aposta no que cada região tem de peculiar, de especial, do jeito de fazer somente seu. Para estimular o maior conhecimento sobre a identidade cultural de cada município baiano, através da divulgação das culturas locais existentes é que surge o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, realizado pelo Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Esta é a segunda edição da premiação, que objetiva valorizar os recursos culturais, turísticos e ambientais e tem participação aberta aos 417 municípios baianos.
A cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios. Na primeira edição do concurso, Rio de Contas recebeu a titulação, destacando-se pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. Cada inscrito precisa encontrar caminhos de mobilizar a sociedade civil local, envolver a prefeitura de forma articulada e especialmente elaborar um programa cultural. Esse plano serve para desenvolver ações econômicas através da cultura. No formulário de inscrição, as cidades devem explicar claramente como faz cultura e os caminhos para fomentar a economia da cultura localmente.

Inscrições – Para participar do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, os representantes dos municípios devem inscrever as suas cidades através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. No endereço, estão disponibilizados o regulamento e a ficha de inscrição do concurso. Na inscrição é requisitada a programação de cultura de cada localidade, além da descrição dos principais esforços locais para preservação de identidade, valorização do patrimônio e participação social. O material enviado pelas representações de cada município será submetido à avaliação de uma comissão julgadora que irá avaliar a qualidade e viabilidade do programa cultural, coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) para implementação das ações. A Cidade Baiana da Cultura contará com a cooperação das secretarias de Cultura e Turismo, para efetivar sua programação, além do apoio e expertise do Grupo3.


Para maiores informações:

Email: contato@cidadebaianadacultura.com.br
Telefone:             71 3487-0878