sábado, 11 de dezembro de 2010

Nova Lei de incentivo à cultura começa a ser votada na Câmara

O novo modelo para o financiamento de projetos culturais no país, que substituirá a Lei Rouanet, entrou em votação na Câmara dos Deputados na quarta-feira (8/12). O Projeto de Lei que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) pretende aumentar a participação das empresas no patrocínio das produções culturais e democratizar a aplicação dos recursos, que, atualmente, se concentram em estados da região Sudeste.

O texto da matéria é relatado pela deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB), que participou de audiências públicas no Rio de Janeiro, em Recife, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Salvador, para acolher sugestões e aperfeiçoar o texto original da proposta. A parlamentar analisa como inexpressiva a contrapartida dada pelo capital privado, na atual legislação. 


“Na prática, o que temos hoje é a possibilidade de isenção em 100% do valor investido em projetos culturais, o que força o uso direto de recursos privados para a área. As empresas colocam a marca, adiantam o recurso, mas é o Estado que depois deixa de arrecadar. A ideia é que as empresas privadas realmente passem a patrocinar a cultura, que coloquem dinheiro novo no setor”, defende Alice Portugal.


A nova legislação também estabelece critérios regionais para distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Cultura. A mudança evitará discrepâncias como as registradas até 2008, quando 79,11% dos cerca de R$ 8 milhões investidos pela Lei Rouanet ficaram nos estados da região Sudeste, enquanto o Norte do país recebeu apenas 0,45% desses recursos. “A redação final da Lei, como foi pensada por mim e pelo ministro Cultura Juca Ferreira, favorecerá estados como a Bahia, que conta com poucas empresas de grande porte para financiar a cultura”, explica a deputada.

Outra alteração, incluída por Alice Portugal através de um substitutivo, está nos critérios para aprovação dos projetos que receberão incentivos. Passam a ser avaliados critérios como se a produção é independente, se o acesso ao espetáculo é gratuito, se o projeto alcança mais de uma região do país, tem natureza experimental e promove a cultura popular. Esses aspectos serão analisados por uma comissão composta pelo governo e pela sociedade civil.

A Nova Lei de Incentivo à Cultura será votada na Comissão de Educação e Cultura, na próxima quarta-feira, depois segue para as comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. “Nossa expectativa é que o texto seja votado de maneira rápida ainda este ano, para que a votação no Senado se dê no início de 2011”, afirmou Alice Portugal.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada federal Alice Portugal

Resultados dos editais Mais Cultura- Território Sertão do São Francisco

Cine Mais Cultura

Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz  Juazeiro  7,35
Grupo Cultural Cabrini  Remanso  6,40

Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia

   Instituto Cultural de Arte‐Educação do Baixo Médio e Submédio São Francisco  83 
   Juazeiro  Fábio Lima de Souza  87 
   Juazeiro  Mariana Campos Fontalvo  77 
   Juazeiro  Israel Costa Melo  77 
   Remanso  Fundação  Integração  Social do Menor de Remanso  76 
          

O Vale do São Francisco será notícia nacional no Globo Repórter




Às vésperas deste Natal. Na próxima sexta-feira (17), o programa jornalístico da Rede Globo de Televisão, Globo Repórter vai apresentar após a novela das 20h (Passione), um especial sobre o vinho e a sua relação com a saúde. Durante o programa, serão evidenciadas as etapas do processo produtivo do vinho nas vinícolas da região, com ênfase para a Rio Sol, em Lagoa Grande/PE, onde  boa parte das imagens foram colhidas. 
Serão apresentadas  novas pesquisas realizadas em lugares como o Rio de Janeiro e Porto Alegre, sobre os benefícios do vinho para o corpo humano, principalmente o coração. Atualmente, vários estudos têm demonstrado que o resveratrol, um antioxidante natural presente em vinhos tintos e brancos, está associado com os efeitos benéficos do vinho na doença coronária. Além disso, em laboratório, o resveratrol tem mostrado efeito protetor contra o câncer6, embora estes resultados ainda não tenham sido demonstrados na prática clínica.  As pesquisas revelaram também que os vinhos do Vale do São Francisco apresentam uma maior concentração de revresterol do que aqueles elaborados nas demais regiões produtoras do mundo.
VISITA
Na manhã desta sexta-feira (10), o diretor da Vínicola Rio Sol em Lagoa Grande João Santos, acompanhado do jornalista e publicitário Carlos Laerte da Clas Comunicação, fez uma visita de cortesia ao blog oportunidade em que desejou boas festas e presenteou a equipe com um espumante, lançamento da empresa.

Clas Comunicação
Publicado por: Geraldo José


O massacre de Pau-de-colher vai ser tema do vídeo documentário



O massacre de Pau-de-colher, ocorrido  entre 1937 e início de 1938, no Povoado de Pau-de-colher,  município de Casa Nova -BA, divisa com Piauí e Pernambuco, é  tema de vídeo documentário, produzido pela Prefeitura de Casa Nova em parceria com a SECULT (Secretaria de Cultura da Bahia), Fundação Pedro Calmom, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Mauá e Associação de Documentários da Bahia (ADB).  As primeiras imagens do vídeo documentário: Massacre de Pau-de-colher “Relatos de uma sobrevivente” começarão a ser gravadas na próxima segunda-feira (13), em Casa Nova. Com o objetivo de divulgar a história, ainda desconhecida pela maioria das pessoas, o vídeo tem a proposta de contar a história do massacre Pau-de-colher a partir da vida uma sobrevivente, Maria da Conceição Andreza, e de suas lembranças, além das experiências de outros sobreviventes.
De acordo com o coordenador municipal de cultura e turismo, Luciano Correia, a produção desse vídeo funciona como uma reescrita da história do Brasil, dando visibilidade aos personagens excluídos. “Através dessa produção, podemos identificar as pessoas que contam e constroem a nossa história, para que ela não se perca, destaca o coordenador, informando que a Paróquia de Casa Nova organiza romaria, na próxima segunda-feira (13), para lembrar o movimento de Pau-de-Colher.

O massacre: Uma subversão que resultou na destruição do movimento popular pela terra
O conflito, ocorrido na comunidade Pau- de - Colher, Casa Nova, entre 1937 e 1938, envolvendo sertanejos remanescentes de Caldeirão - Ceará, e também do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, foi palco de luta e resistência de um povo trabalhador, cansado de exploração, miséria e injustiça dos grandes latifundiários. Foram para lá com a certeza e a consciência de dias melhores, sem saber que a classe dominante iria agir sem piedade, usando todas as forças, tentando apagar para sempre o que seria uma sociedade justa. Com o argumento de que eram "fanáticos" e representavam perigo para a ordem pública, acusados de simpatizantes do comunismo, foram chacinados, com ataques das forças do exército e da polícia, cujos meios utilizados para se defenderem eram os cacetes e uma dúzia de espingardas. Centenas de pessoas foram mortas neste episódio, suas filhas foram entregues a prostituição e muitas crianças foram dadas às famílias da região a título de adoção, outras foram levadas para Salvador e confinadas na Escola Profissional para Menores.


Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN Imagem Jornal A Tarde
Publicado por: Geraldo José às 21:40 ( Horário de Brasília )

Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

O Fórum ganhou personalidade jurídica e passou a ser reconhecido também como Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia.
O Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia vive um novo e importante momento desde a sua criação em 2007. O Fórum que ganhou personalidade jurídica no segundo semestre de 2010 e atualmente responde também pela nomenclatura “Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia”. A Associação continua como articuladora para políticas em Cultura, mantendo um diálogo entre os municípios, Estado e União.
A institucionalização do Fórum foi um passo importante para o fortalecimento da política de descentralização das ações propostas pela Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. Agora, como ADIMCBA, será possível firmar convênios, participar de editais e realizar um Plano de Trabalho nos Territórios, atendendo as demandas locais. Para isso, na diretoria executiva da ADIMCBA, que é formada por dez municípios, existe quatro coordenações: Livro e Memória; Comunicação; Patrimônio e Linguagens Artísticas. As demandas serão levantadas através do conselho territorial que é formado por um dirigente de cada território de identidade.
“Estimulados pelas novas políticas implantadas pela SecultBA, o dirigente municipal da pasta de cultura passou a sentir-se reconhecido e convidado a fazer parte da história. Encontros, cursos, conferências, diálogos, videoconferências e outras tantas redes sociais foram se estabelecendo, aproximando cada vez mais, município e Estado. Assim o Fórum se configurou como importante instância de articulação dos municípios na gestão da política da cultura”, afirma a presidente do Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia  e Diretora de Cultura de Ipirá, Normelita Oliveira.
Para ela, outro ponto importante de articulação da ADIMCBA, foi o estimulo às prefeituras municipais para a nomeação de dirigentes de cultura. Ela reconhece que desde 2007, o número de profissionais nomeados para a pasta vem crescendo gradativamente. No IV Encontro do Fórum que aconteceu em junho de 2010, em Salvador, 219 dirigentes municipais de cultura compareceram acompanhados de um decreto ou portaria de seus municípios. “O número de secretarias exclusivas para a cultura ainda é pequeno, mas, já existe um bom número de departamentos que na maioria das vezes fazem parte da Secretaria Municipal de Educação. Uma das metas do Fórum é fazer valer a proposta do Sistema Estadual de Cultura, onde todo município tenha um Sistema Municipal e um órgão específico para a gestão cultural”, explica a gestora.
Sistema Estadual de Cultura – Dos 417 municípios baianos, 349 celebraram Protocolos aderindo ao Sistema Estadual de Cultura e se comprometendo com a organização de sistemas municipais. Para viabilizar essa tarefa, a SecultBA, que já prestou assistência a 128 Prefeituras para criação de órgãos, conselhos e fundos, retomou o trabalho de consultoria técnica com a Universidade Federal da Bahia – UFBA para elaboração de planos de cultura. Uma cartilha de orientação foi distribuída e oficinas foram realizadas em três municípios.
O Perfil dos Municípios Brasileiros de 2009 indica que o percentual de secretarias municipais de cultura mais do que dobrou em relação a 2006, passando de 2,6% para 7,0% na Bahia. Com relação a Conselhos Municipais de Cultura foi constatada uma tendência de crescimento. Em 2006, na Bahia, 6,5% dos municípios tinha Conselhos de Cultura, proporção que atinge 11,5% em 2009.
“É notório que, até o ano de 2006, não havia nada de substancial no que se refere a uma articulação no setor cultural baiano. Foi a partir da criação da SecultBA como secretaria independente que se pôde vislumbrar um projeto cultural sólido, inteligente e articulado, partindo do princípio da descentralização dos recursos e da interiorização das ações”, completa Normelita Oliveira.
Atualmente, o ADIMCBA é integrante do Sistema Estadual de Cultura e do Conselho Gestor do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.
DIRETORIA ELEITA PARA O PERÍODO DE 2010/2012
Presidente:
Normelita Oliveira da Silva (Ipirá/Bacia do Jacuípe)
Vice-Presidente:
Carlos Renildo Gonçalves da Silva (Cícero Dantas/Semi Árido-Nordeste II)
1° Secretário:
Maurício dos Santos Corso (Ilhéus/Litoral Sul)
2° Secretário:
Antonio Lírio de Oliveira (Lauro de Freitas/Região Metropolitana de Salvador)
1º Tesoureiro:
Edmar Vieira de Almeida (Maracás/Vale do Jequiriçá)
2º Tesoureiro:
Ricardo Santos Bonfim( Gandú– Baixo Sul)
Coordenador de Comunicação:
João Bosco Moreira Fernandes (Barreiras/Bacia do Rio Grande)
Coordenador de Linguagens Artísticas:
Weldon Costa Bitencourt (Boa Vista do Tupim/Piemonte do Paraguaçu)
Coordenador de Patrimônio:
Emílio Carlos Ribeiro Tapioca (Andaraí/Chapada Diamantina)
Coordenadora de Livro e Memória:
Adriana Lopes Sturaro (Itapicuru/Agreste de Alagoinhas-Litoral Norte)
CONSELHO FISCAL:
Presidente: Mauricio Gomes da Silva (Itapetinga/Itapetinga)
1º Membro: Maria da Glória da Costa Lira (Paulo Afonso/Itaparica)
2º Membro: Marittza Danielle Silva Ribeiro (Condeúba/Vitória da Conquista)
1º Suplente: Vanderlei Pereira Dias ( Caculé –Sertão Produtivo)
2º Suplente: Ana Claudia( a confirmar)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

       Nos dias 04 e 05 de dezembro, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco esteve reunido em Juazeiro para avaliar a atuação do Fórum em 2010 e planejar as ações a serem executadas no próximo ano.
Com a participação de representantes dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, o encontro reuniu entidades da sociedade civil e pessoas que tem se comprometido com a luta pela democratização da comunicação e contribuído com a mesma através das ações do Fórum.
A partir de uma metodologia participativa, priorizando as atividades em grupo e os debates, foi feita avaliação das ações desenvolvidas este ano, apontando os pontos positivos e oportunidades, dificuldades e desafios, o que subsidiou a construção do planejamento das ações a serem priorizadas em 2011.
Na avaliação do encontro, as/os participantes ressaltaram a importância do engajamento da juventude e a necessidade de ampliar a participação dos municípios do Território, uma vez que se trata de um tema de interesse comum, um direito que muitas vezes que não é dado a merecida importância.


Saiba mais sobre o Fórum

Desde o início de 2009, em virtude do processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, começou a se constituir na região um espaço de discussão e articulação política em torno das demandas da comunicação, tendo como referência as questões nacionais, mas principalmente com foco na realidade do Território Sertão do São Francisco.
Como um dos resultados desta mobilização, em setembro de 2009 foi criado o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. O Fórum é constituído por instituições da sociedade civil (mesmo que sem personalidade jurídica) sem fins lucrativos, e por pessoas físicas, sendo critério fundamental para participar do mesmo a compreensão da importância da comunicação para a construção da democracia participativa e da cidadania crítica.
O Fórum hoje conta com a participação de aproximadamente 15 organizações da sociedade civil, dentre elas Rádios Comunitárias do Território, Grupos culturais, ONG´s, Movimentos Sociais e outras organizações com atuação local e nacional, a exemplo do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), NAEND’A (Núcleo de Arte-Educação Nego d’Água), SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares), Coletivo Intervozes. Estudantes, Comunicadores/as Sociais e membros de comunidades tradicionais também tem se integrado ao Fórum.
Este ano, como parte das atividades da Semana pela Democratização da Comunicação realizada nacionalmente no mês de outubro, o Fórum foi às praças de alguns bairros e Universidades de Juazeiro para fazer exibição de vídeo e provocar o debate acerca da comunicação. Além disso, realizou seminários em Curaçá e Remanso tendo como público-alvo estudantes do ensino médio e organizações sociais interessadas em discutir a temática.

Organização Interna

O Fórum conta hoje com uma Secretaria Executiva e articuladores locais que garantem a mobilização nos municípios. Com uma dinâmica pautada na descentralização de suas ações, o Fórum tem adotado a sistema de rotatividade tanto para realização das reuniões quanto para demais atividades. Além das reuniões, a lista de discussão na internet tem sido o principal instrumento de comunicação interna.
Como política de sustentabilidade, há uma contribuição mensal dos componentes do Fórum, a colaboração das entidades filiadas ou parceiras, além da captação de recursos através de projetos para eventos ou atividades pontuais.
A Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus Juazeiro) e o Fórum Territorial de Desenvolvimento Sustentável tem sido parceiros estratégicos para execução das ações do Fórum, que se propõe a abranger os dez municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco na Bahia.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Agenda de Eventos de Juazeiro e Petrolina do Mês de Dezembro

9/12
Quinta
20h
BYE BYE 2010
Vhyvid, Hybrid e Dr. Blues
Orla 2
Juazeiro -BA
Gratuito

10/12
Sexta

Kid Abelha
Iate Clube

Passaporte da Folia 3614-2111
10/12
Sexta

Ensaio Geral Verão Folia DomQ Xote
Depósitto Dancing

Depósitto Dancing
10/12
Sexta
20h
BYE BYE 2010
Dr. Blues, Renato Rio Blues,  Nil Brazil e Banda A5
Orla 2
Juazeiro -BA
Gratuito

10/12
Sexta
19h
Ballet da Escola Auxiliadora -  Direção Flaviana Moura
Teatro do Sesc


10, 11 e 12/12
Sexta a Domingo
20h
A PARTILHA – teatro comédia
(CTAJ)
Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA

Miranda Produções (87) 8878-2100
11/12
Sábado
18h
EXALTAIS 2010 - Evento gospel com as participações de Ana Lucia e Robson; Tazia Lima; Renato Augusto e Banda Jay
Espaço Festa (Bodódromo)
R$ 10,00
Ingressos a venda em Petrolina na LIVRARIA LOUVOR e Juazeiro LIVRARIA BOA SEMENTE 
11/12
Sábado
19h
Ballet Daniele Fiacadori
Teatro do Sesc


11/12
Sábado
20h
Orquestra de Câmara do São Francisco e a Cantora Lírica Verônica Santos (Salvador-BA)
Espaço de Cultura da Univasf
2 Kg de alimento

11/12
Sábado
23h
Gold Friends- Fábio Júnior
Nossa Casa, Juazeiro


11/12
Sábado

Uma noite de Louvor com Marcos Antônio - o negrão abençoado.
Casarão de Juazeiro


11/12
Sábado
17h
CINEMA NO VALE
Filme: Má Educação (de Pedro Almodóvar) Ano: 2004
Auditório da Biblioteca da Univasf (Campus Petrolina)
Gratuito

12/12
Domingo
19h
Ballet Cláudia Ramalho apresenta: VII FESTIVAL DE BALLET, contando histórias da Barbie
Teatro do SESC

 87 8833 1237
12/12
Domingo
20h
BYE BYE 2010
Renato Rio Blues, Secabudega, Banda Time Momento do Rock e On the Rocks
Orla 2
Juazeiro -BA
Gratuito

12/12
Domingo
6h às 20h
Passeio de barca para a Ilha da Fantasia no Lago de Sobradinho
(passeio de lancha e jet sky)
Porto das barquinhas
R$ 25,00 p/ pessoa
(74) 8805-1809/ 9983-0880
(Rogério)
14/12
Terça
20h
Espetáculo De Dentro - Qualquer Um dos 2 Companhia de Dança - Homenagem ao Bailarino Ailton Marcos
Teatro do Sesc
Gratuito

15/12
Quarta
20h
Demonstração de trabalho "Aluga-se Um Coração" - Qualquer Um dos 2 Cia de Dança
Teatro do Sesc
Gratuito

16, 17 e 18/12
Quinta a sábado
20h
Festival Nacional Edésio Santos da Canção 14ª Edição
Centro de Cultura João Gilberto
gratuito

17/12
Sexta
22h
Se for beber me chame (Forró da curtição, Black Stylle e Garota Safada)
Petrolina Hall

Top Eventos e X-produções
18/12
sábado
20h
Marcelo Pantera e os bruxos da noite
Pizzaria Cais do Porto - Juazeiro


18/12
Sábado
23h
Forró Encosta Neu! (Estakazero, Dj Tony e Nosso jeito)
Depositto Dancing

Papa-leguas e 7° Período de Direito da FACAPE
18/12
Sábado

Mandacaru Fest – Pega-leve, Gean Mota, Os Diskarados
Centro Social do Mandacaru – Projeto Mandacaru


23/12
Quinta

Natal do Depósito Dancing (Cangaia de Jegue, Alan Cléber e Superbanda)
Depósito Dancing

74 8808-2772/ 87 8801-7294
24/12
Sexta

Uma sexta de Xote – Especial de Natal com Forró LPM, e Forró Tome e Xote
Depósitto Dancing

Passaporte da folia, portal Sg, Armazén Café
25/12
Sábado
15h
Verão do Perna-Longa 2010 (Harmonia, Duas, Black Beach e A5)
Chácara Bounganvile

Pernalonga Entretenimento
26/12
Domingo
15h
Verão do Perna-Longa 2010 (Parangolé,Tomate, Duas medidas e Alan Cleber)
Chácara Bounganvile

Pernalonga Entretenimento
31/12
Sexta

Reveillon do Manga Rosa: Tayrone Cigano
Manga Rosa
Pista – R$ 20,00
Camarote cerveja free – R$ 50,00
Mesa Área Vip – R$120,00
87 3864  2454
CONGRESSOS E EXPOSIÇÕES – SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, CURSOS E FEIRAS
Data
Dia Sem.
Horário
Evento
Local
Ingresso
Contatos
1 a 10/12

9h às 12h
14h às 17h
19h às 21h
Exposição Colcha de Retalhos
(visitas mediadas)
Galeria de Artes Ana das Carrancas – Sesc Petrolina
gratuito
Agendamento escolar
 (87) 3866-7454





ARTESANATO
Locais
Data
Horário
Programação / Descrição
Endereço
Informações
Centro de Artesanato Celestino Gomes
Terça a domingo
18 às 22h
Feira de Artesanato, bar e pizzaria com forno à lenha
Av. das Nações, nº 171, Centro (em frente ao hotel do Grande Rio, ao lado do Viaduto Barranqueiro).
SEDECTUR
(87) 3862-9261
Oficina do Artesão Mestre Quincas
Segunda a sábado
8h às 18h
Pode-se ver os artesãos produzir o artesanato.
(Esculturas em madeira e reciclagem em tecido, produtos com fuxico, crochê, bordados, biscuit, dentre outros. )
End.: Av. Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo, Petrolina-PE, na estrada do Exército, perto do giradouro do monumento do centenário da cidade.
Domingo só c/ agend.
(87) 3864-2069/ 3864-6916

Centro de Artes Ana das Carrancas
Segunda a sábado
8h às 12h
14h às 18h
Carrancas, objetos decorativos e utensílios de cerâmica
End.: BR 407, 500, Cohab IV, perto da Feira Livre da Cohab Massangano
(87) 3031-4399
www.anadascarrancas.
org.br
MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Empresa
Contato

TV GR
(87) 2101-85000/ 3861-2315 (fax)

TV SF
wilza.oliveira@redebahia.com.br

Rádio TROPICALSAT
tropicalsat@yahoo.com.br

Rádio Cidade
(74) 3611-5533

Rádio JC
(87) 3862-1469

Rádio GR AM
(87) 3862-2366 fax

Rádio GR FM
nossavoz@granderiofm.com.br

Rádio Tabajara
(87)3863-4902

Rádio Petrolina FM
radiopetrolinafm@hotmail.com

Emissora Rural
(87)3862-1522

Jornais Impressos


Diário da Região
jjuazeiro@bol.com.br

Jornal A Tarde


Diário de Pernambuco
karlaveloso@dpnet.com.br

Jornal Gazzeta de Petrolina
(87) 3866-1887/ 3861-8699

Rádio Jornal do Commercio
Jornal do Vale (Jornal do Commercio)
(87) 3862-1469
Colunista Noely Mota - noelymota@uol.com.br

Folha do São Francisco
(74) 3611-0173 folhadosaofrancisco@hotmail.com ou folhadosaofrancisco@gmail.com

Sites

www.petrolina.pe.gov.br, www.portalsg.com.br, www.portalzap.com, www.probalada.com, www.epressao.com, www.anoticiadovale.com, www.estacaoshow.com.br, www.umpaulistaempetrolina.blogspot.com, www.sertaomelhor.com.br, http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/

TELEFONES ÚTEIS

Estabelecimento

Endereço
Contato

Secretaria de Desenvolvimento Estratégico, Cultura e Turismo de Petrolina - SEDECTUR
Av. Trinta e um de março, s/n, Centro de Convenções
(87) 3862-9261/ 9252/ 9231
7h às 13h

SEBRAE Petrolina
Centro de Convenções Senador Nilo Coelho
(87) 2101-8900

Associação dos Guias de Turismo do Vale do São Francisco - AGTURVASF

Lula (74) 3065-3986/ 8802-6158
Joana (87) 3032-0123/ 8808-1622

Associação de Turismo na RIDE – ASSITUR

(87) 9106-1881 / 3862-1616

Aeroporto de Petrolina
BR- 235, KM 11
(87) 3863-3366

CODEVASF
Rua Presidente Dutra, n° 160, Centro
(87) 3862-1539 / 3866-7702

EMBRAPA Semi-árido
BR 428, Km 152, Zona rural
(87) 3862-1711/ 3861-4442/ 4997

Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte- EPTTC
Av. Sete de Setembro, n° 1582, km 2
(87) 3862-5526 / 1332


Empresa de Correios e Telégrafos (Ag. Centro)
Praça Dom Malan, n° 63, Centro
(87) 3862-9006 / 3861-2456

Prodecom
Av. 31 de Março, s/n, Centro de Convenções sala 2 Térreo
(87) 3862-9218

Delegacias de Polícia

1ª Delegacia de Polícia
Av. Sete de Setembro, s/n, Ouro Preto
(87) 3861-5520 / 8100

2ª Delegacia de Polícia
Rua Dr. Pacífico da Luz, n° 791, Centro
(87) 3861-2676

Delegacia da Mulher
Rua Castro Alves, Centro (em frente à Calçada da Fama)
(87) 3862-0028

Corpo de Bombeiros
Av. Senador Nilo Coelho, n°155, Gercino Coelho
193 (87) 3862-3472 / 371/

Polícia Federal

(74) 3611-2844

Emergência Polícia Militar

190

Defesa Civil

199

Hospitais e Pronto socorro

SAMU
Av. Martiniano Cândido, n°309, Cohab Massangano
192

Hospital Dom Malan
Av. Joaquim Nabuco s/n, Centro
(87) 3866-8518 / 8500

Hospital CIC – Clínica Imaculada Conceição
Av. Joaquim Nabuco, n° 685, Centro
(87) 3861-1801

Hospital HGU
Av. Honorato Viana, n°129, Gercino Coelho
(87) 3866-8750

Hospital Memorial
Rua Tobias Barreto, n° 02, Centro
(87) 3862-8900

Hospital Neurocárdio
Rua Tobias Barreto, n° 08, Centro
(87) 3861-1772 / 2101-3110

Hospital de Urgências e Traumas
Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, Petrolina/PE, 56.304-205
(87) 2101.6500

Empresa de Táxi

Tele Táxi
Pç. Mª Auxiliadora, n° 235, Sl, 101, Edf. Mariano, Centro
(87) 3862-6262

Cinema e Teatro



Cine River I e II
Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, River Shopping, Centro
(87) 2101-3737 / 3862-3108

Teatro do SESC
Rua Pacífico da Luz, n° 618, Centro
(87) 3866-7474

Centro de Cultura João Gilberto
Juazeiro
(74) 3611-4322

OBS: Informações e sugestões entrar em contato com a SEDECTUR (87) 3862-9261/ 9259/ robertaduarteoliveira@gmail.com