quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dossiê do IPAC para reconhecimento do Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio da Bahia

Analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e está na Casa Civil para análise e deliberações do Governador do Estado

Vaqueiros da Bahia

        Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do Sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros. O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC, www.conselhodeculturaba.wordpress.com) analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Hoje, o dossiê se encontra na Casa Civil para análise final e deliberações do Governador do Estado. Caso a proposta seja sancionada pelo governador por decreto no Diário Oficial do Estado, o Ofício dos Vaqueiros passa a constar no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modo de Fazer como Patrimônio Imaterial da Bahia. Além de trazer maior difusão do bem cultural o registro possibilita que essa manifestação passe a integrar a lista de prioridades nos financiamentos de programas e projetos culturais, sejam eles federais, estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário