terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conexão Vivo

O Programa Conexão Vivo

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, são o foco da Política Cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas.

Quase uma centena de projetos relacionados à cadeia criativa e produtiva da música de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo. Iniciado em 2001, e transformado em plataforma nacional em 2009, reúne iniciativas de circulação de shows, festivais independentes, projetos coletivos e associativos para o desenvolvimento musical, residências criativas, gravação de CDs e DVDs individuais e coletivos, produção de videoclipes, programas de rádio, desenvolvimento cultural na web, atividades de qualificação, seminários, dentre outras. Interligadas, compõem uma rede nacional permanente de atividades culturais, estruturada em parcerias com iniciativas públicas e privadas para o desenvolvimento conjunto do setor musical brasileiro, envolvendo artistas, técnicos, gestores e produtores.

A Vivo acredita que conectado e em rede o indivíduo é capaz de fazer muito mais, produzir e viver melhor. Tendo por base esse princípio, o Conexão Vivo tem como grande diferencial o fato de não realizar patrocínios a projetos de forma isolada e priorizar a inclusão do maior número possível de agentes criativos em sua base de beneficiados. Além disso, o Conexão Vivo acredita em processos de execução que contemplem o compartilhamento de tecnologias, informações, recursos humanos e financeiros, potencializando os resultados dos projetos individualmente e do Programa como um todo.

Articulados de forma orgânica, os projetos e seus integrantes constituem uma poderosa rede pelo desenvolvimento do setor musical brasileiro. A prova disso é que em 10 anos, após investimento de 50 milhões em recursos próprios e incentivados, os mais de 260 projetos financiados pelo Programa geraram cerca de 1.500 espetáculos assistidos por um público superior a 480 mil pessoas. Cerca de 300 atividades de capacitação foram realizadas e 260 mil produtos (CDs e DVDs) foram  distribuídos física e virtualmente em todo o país.

Um portal, www.conexaovivo.com.br, foi criado com o objetivo de facilitar a conexão entre os participantes do programa e desses com seus públicos e consumidores. Em pouco menos de um ano e meio, já reúne mais de 23 mil perfis de pessoas interessadas em música, cinema de animação e produção cultural e já ultrapassa 4 milhões de pageviews e caminha para a sua segunda versão, quando será totalmente reformulado.  Além disso, o programa também está presente em algumas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio a projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional.

O Programa também realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos denominado Conexão Vivo, no qual toda essa diversidade de ações se expressa conjuntamente, numa culminância de grande visibilidade para os envolvidos.

Modalidades de patrocínio cultural da Vivo

Valorizando ideias criativas e inovadoras para o desenvolvimento do setor musical, a Vivo poderá patrocinar projetos de várias maneiras, mesmo onde as Leis Estaduais de Incentivo à Cultura ainda não tenham sido implantadas.
São 3 as possibilidades de financiamento a projetos:
a) Edital de Projetos Incentivados: A Vivo fará a seleção de projetos a serem financiados por meio das Leis Estaduais de Incentivo à Cultura. O Regulamento do Edital de Projetos Incentivados – Conexão Vivo 2010 apresentado a seguir, deve ser lido atentamente antes do preenchimento da ficha de inscrição. O Edital é restrito a alguns estados brasileiros que possuem Leis Estaduais de Incentivo à Cultura – LEIC (ver item III do Regulamento).

b) Projetos não aprovados nas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura ou empreendidos em Estados que não possuem Leis ou ainda, submetidos a outras Leis (Federal e/ou Municipais) devem ser enviados neste mesmo ambiente, porém, em outro link que não o do Edital abaixo. Se este for o caso do seu projeto, clique aqui e seja direcionado para a Ficha de Inscrição correspondente. Todas as propostas enviadas nessas condições passarão a compor um banco de projetos que poderão ser analisados e incorporados ao Programa Conexão Vivo, a depender da disponibilidade orçamentária e decisão estratégica da Equipe Gestora do Programa e não concorrem com os recursos disponíveis para projetos aprovados ou em tramitação nos estados abrangidos pelo Edital.

c) Financiamento direto, com Leis Estaduais de Incentivo à Cultura (LEIC) sem a necessidade de submissão a editais: A Vivo poderá financiar projetos aprovados em Leis Estaduais de Incentivo à Cultura, considerados estratégicos ou que já se encontram em desenvolvimento na sua plataforma de investimento cultural, como política de continuidade, sem que seus Proponentes tenham que submeter projetos ao presente Edital.

Para se inscrever no Edital de Projetos Incentivados do Programa Conexão Vivo. você deve seguir os seguintes passos:
  1. Criar um perfil no portal Conexão Vivo.
  2. Ler e aceitar os termos do Regulamento.
  3. Preencher a ficha de inscrição e salvar.
  4. Acessar o menu "Editais ", selecionar a ficha de inscrição correspondente ao seu projeto, e clicar em Enviar .


CASO QUEIRA FAZER O DOWNLOAD DO REGULAMENTO, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário