segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Festival da Primavera Petrolina - Pe

Pitty, Gilberto Gil e Martinho da Vila são algumas das atrações do 6º Festival da Primavera, que acontece entre os dias 21 e 25 deste mês, no Sertão do São Francisco.
O Festival Pernambuco Nação Cultural continua circulando pelo estado com oficinas de capacitação, fóruns de discussão, Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, espetáculos de artes cênicas, ações audiovisuais, shows de artistas regionais e nacionais e cortejos de cultura popular. Desta vez, a caravana cultural – que já passou por Goiana, São José do Belmonte, Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte e Gravatá – aporta em Petrolina, de 21 a 25 de setembro, durante a sexta edição do Festival da Primavera. Dentre as atrações confirmadas: Gilberto Gil, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Pitty, Bongar, Antúlio Madureira, Martinho da Vila, Josildo Sá, além de grupos locais.

 Petrolina está representando o Sertão do São Francisco no Festival, que é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com apoio da Empetur e prefeitura municipal.
Durante a maratona cultural, artistas das sete cidades que compõem a região terão oportunidade de se capacitar, mostrar os seus trabalhos e conhecer as produções de outras localidades do estado. Esta é a oitava etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, que faz parte da política de interiorização do Governo do Estado e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco.

FÓRUM – Na abertura do Festival Pernambuco Nação Cultural em Petrolina, terça-feira (21), a Fundarpe promove o Fórum Regional de Cultura do Sertão do São Francisco. Trata-se de um encontro que colocará em discussão as prioridades das ações culturais para a região e intensificará o diálogo entre a sociedade e Poder Público. O evento reunirá gestores públicos, produtores, artistas e agentes culturais das sete cidades que compõem o Sertão do São Francisco. Cerca de 100 pessoas estão sendo esperadas para o encontro.

O Fórum representa um grande avanço para o setor cultural em Pernambuco, pois é uma maneira de as entidades dialogarem diretamente com o Governo, organizando-se na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável do setor. “A região do São Francisco tem uma participação significativa na produção cultural de Pernambuco, com destaque para o artesanato, audiovisual, cultura popular. A idéia é garantir a identidade cultural e atender as demandas da região a partir das necessidades e experiências locais, mapeando as prioridades das diversas áreas culturais e linguagens artísticas que se destacam em cada cidade envolvida”, diz Teca Carlos, coordenadora do Fórum. O encontro será realizado na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, das 8h às 17h. Até dezembro, o Fórum percorrerá todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado.

DESAFIO DE CANTADORES – O segundo dia do Festival Pernambuco Nação Cultural em Petrolina será marcado pela sétima etapa do Desafio Nordestino de Poetas Cantadores. O evento reunirá os melhores profissionais do improviso na Concha Acústica da cidade. Ao todo, serão cinco duplas de cantadores a se apresentar. O evento conta ainda com a participação dos aboiadores pernambucanos Antônio Barbosa e Zito Alves e do declamador paraibano Chico Pedrosa.

As duplas de cantadores sobem ao palco às 20h. Participam da disputa: Raulino Silva (RN) e Jonas Bezerra (CE); Zé Cardoso (RN) e Gilberto Alves (AL); Edivaldo Zuzu (PE) e Severino Dionísio (PE); Severino Feitosa (PE) e Luciano Leonel (PE); e Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB). De acordo com o regulamento da competição, a ordem das apresentações será sorteada na hora. Uma vez escolhida, a dupla terá que desenvolver os versos de acordo com um tema, que também só é conhecido segundos antes de começar o embate.

Obrigatoriamente, os participantes deverão abordar três estilos da cantoria: uma sextilha (com estrofes de seis versos), um mote de sete sílabas e outro decassílabo (com 10 sílabas). Um gênero final, à escolha do competidor, também será permitido, mas sem contar pontos. Uma comissão julgadora, com vasta experiência em cantoria ficará com a responsabilidade de eleger os melhores pares. Quem vencer leva um par de troféus, além do prêmio de R$ 1 mil mais o cachê da apresentação.

MAIS SHOWS – De 23 a 25 de setembro, quem estiver por Petrolina poderá conferir shows gratuitos com artistas regionais e nacionais no palco instalado na Porta do Rio, orla fluvial da cidade, sempre a partir das 21h. No dia 23, quem abre a maratona de apresentações é o Coco do Amaro Branco, de Olinda, seguido do grupo Bongar. Na sequência sobem ao palco a cantora Fabiana Santiago, de Petrolina, a Orquestra Contemporânea de Olinda e, encerrando a noite, a roqueira baiana Pitty.No dia 24, o público confere a apresentação de um dos grandes ícones da música brasileira, o cantor Gilberto Gil, que levará para orla fluvial de Petrolina o show Fé na Festa. Sobem ao palco, ainda, as bandas locais Apocalypse Reggae e Matingueiros, além da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE). Já o dia 25 será marcado pelos shows de Samba de Véio (Petrolina), Antúlio Madureira (PE), Martinho da Vila (RJ) e Josildo Sá (PE).

AUDIOVISUAL – De 23 a 25 de setembro, o Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do São Francisco dedicará uma programação especial para quem gosta de cinema e audiovisual. No dia 23, no Sesc Petrolina, às 19h, o público poderá conferir a exibição do documentário “Caetana O Filme”, que aborda a construção do espetáculo de teatro Caetana e a reflexão do exercício da profissão do ator no Brasil. O documentário tem direção de Lívia Falcão e Andréa Ferraz. De 23 a 25 de setembro, sempre a partir das 20h, quem estiver próximo ao palco principal do Festival, na Porta do Rio, poderá conferir a Mostra Ponto de Cultura Cine Raiz. Durante os três dias do evento serão exibidos 21 curtas-metragens: dois institucionais e 19 produzidos por alunos das oficinas promovidas, em 2009 e 2010, pelo Ponto de Cultura Cine Raiz. Cada vídeo tem em média cinco minutos.  

ARTES CÊNICAS - No dia 25, Petrolina recebe o espetáculo teatral Caetana, de Moncho Rodriguez. A peça, que está em cartaz no país há seis anos, já foi vista por mais de 55 mil expectadores. Esta será a primeira apresentação em Petrolina. No elenco, as atrizes Fabiana Pirro e Lívia Falcão - que já atuou em novelas e minisséries da TV Globo e nos filmes A Máquina, de João Falcão, Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes, e O Homem que Desafiou o Diabo, de Moacyr Góes.  Caetana é uma forma poética de denominar a morte.

Na peça, que tem texto assinado por Moncho Rodriguez e Weydson Barros Leal, Lívia Falcão interpreta Benta, uma rezadeira que, depois de indicar o caminho do “além” para várias almas perdidas, se vê diante de seu próprio encontro com Caetana, a morte, interpretada por Fabiana Pirro. Chegando ao Reino do Invisível, Benta reencontra as almas anteriormente encomendadas por ela que aparecem em forma de bonecos. Em Petrolina, o espetáculo será encenado ao ar livre na Porta do Rio, orla fluvial da cidade.

CORTEJO – No dia 25 de agosto, a partir das 17h, as ruas de Petrolina serão tomadas pela força do maracatu de baque virado. Quem estiver pela cidade poderá assistir a apresentação do Maracatu Nação Leão Coroado (Recife) e do grupo Maracambuco (Recife). Os batuqueiros se reunirão na avenida Cardoso de Sá, na Orla 1, e sairão em cortejo com cerca de 75 brincantes pelas ruas adjacentes em direção à Praça 21 de Setembro.

OFICINAS – Durante o 6º Festival da Primavera, de 22 a 25 de setembro, acontecem as oficinas institucionais, de linguagens e de formação cidadã. Trata-se um aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundarpe para atender as demandas das diferentes regiões do Estado. As oficinas acontecerão na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco.  As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas, das 8h às 13h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos da cidade ou pelo e-mail sedectur@hotmail.com ou ainda pelos telefones (87) 3862.9261 e (87) 3862.9259. A partir do dia 22, os interessados deverão se inscrever no local onde acontecerão as oficinas.

As oficinas institucionais terão os seguintes temas: Educação Patrimonial; Edital Patrimônio Vivo; Elaboração de Projetos; Funcultura; e Encontro de Microprojetos Mais Cultura Pernambuco. As oficinas desta vertente têm o objetivo de instruir artistas e organizações sobre a utilização e conservação do patrimônio e orientá-los sobre o processo de inscrição de editais e elaboração de projetos tanto para o Funcultura quanto para outros fins.

A oficina de formação cidadã discutirá o tema “Cultura, Direito e Diversidade”. Na oportunidade será abordada a questão da desconstrução do preconceito, do direito a diversidade social, cultural, racial e sexual. As manifestações culturais serão colocadas como fator de importância para a formação do cidadão e para a condução de temas sócio-educativos.

As oficinas de linguagens vêm atender a demanda cultural da região por capacitações na área de música e artes cênicas. Serão abordados os seguintes temas: "Percutindo por Pernambuco: Concerto Didático Percussivo"; "Percussão com o Grupo Bongar"; e “Despertando Qualidades”.  Esta última passeia pelo universo brincante popular das artes cênicas e será ministrada pelas atrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro. As outras duas são voltadas para a esfera da percussão, sendo a primeira conduzida pelo Grupo de Percussão do Nordeste e a segunda pelo Ponto de Cultura Um Quilombo Cultural Grupo Bongar Jovens da Comunidade Xambá, de Olinda. 

TURISMO – Além de aproveitar a programação cultural que Petrolina abrigará de 22 a 25 de setembro, quem estiver pela cidade poderá desfrutar das atrações turísticas do local. O município é banhado pelo Rio São Francisco. Vale a pena passear pela orla, dar um mergulho nas águas claras do Velho Chico e visitar as ilhas do Massangano, Rodeadouro, Fogo, Maroto, Amélia e Pantanal. Outras atrações são o Parque Zôo-botânico da Caatinga, o Mirante do Serrote do Urubu, os centros de artes e artesanato, as igrejas, o Museu do Sertão.  A produção de uva do Vale do São Francisco também merece uma atenção especial. Petrolina é considerada o segundo centro vinícola do país. Os vinhos produzidos na região integram a lista dos melhores do Brasil. A cidade também possui o maior complexo gastronômico ao ar livre especialista em carne de bode da América Latina. No Bodódromo, como é conhecido, os visitantes podem degustar o principal prato típico da região: bode assado.

Confira a programação oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural no 6º Festival da Primavera:

TERÇA – 21 DE SETEMBRO
Fórum Regional de Cultura do Sertão do São Francisco
Local: Autarquia Educacional do Vale do São Francisco
Horário: 8h às 17h


QUARTA – 22 DE SETEMBRO
Palco
Local: Concha Acústica – Praça Maria Auxiliadora
A partir das 20h
Desafio Nordestino de Poetas Cantadores


QUINTA – 23 DE SETEMBRO
Audiovisual
Exibição do documentário “Caetana O Filme”, de Lívia Falcão e Andréa Ferraz
Local: SESC - Petrolina
Horário: 19h

Mostra Ponto de Cultura Cine Raiz
Local: Telão/Palco (Porta do Rio-Orla fluvial de Petrolina)
Horário: 20h - Institucional – Cine Raiz – Inclusão Audiovisual
Em Comum (de Eduardo Carvalho e Camila de Morais)
Gráficos da Vida (de Samara Gabriele)
Fala Jovem Vila Marcela (de Talita Cláudia)
Sonhos de Papel (de Ilana Copque)
Quando o Nordeste Resolve Falar (de Chico Egídio)
Domingo no Parque (Allissany Reis)
Raiz e Remix – 5 anos (da Associação Raízes)

Música
Local: Porta do Rio – Orla fluvial de Petrolina
A partir das 21h
Coco de Amaro Branco (Olinda-PE)
Bongar (Olinda-PE)
Fabiana Santiago (Petrolina - PE)
Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
Pitty (BA)


SEXTA – 24 DE SETEMBRO
Audiovisual
Mostra Ponto de Cultura Cine Raiz
Local: Telão/Palco (Porta do Rio-Orla fluvial de Petrolina)
Horário: 20h - Institucional – Cine Raiz – Inclusão Audiovisual

No Pátio da Feira (de Aline Laurentino e Raiane Santos)
Pedra Linda Deserto Habitado (de Edson Ricardo e Francineide de Sousa)
Vale Curtas (de Allissany Reis)
o nome das caras CARETAS (de Chico Egídio)
Retratos (de Eduardo Carvalho)
Faces do Jose e Maria (de Fernando Araújo)
Raiz e Remix – 5 anos (da Associação Raízes)

Música
Local: Porta do Rio – Orla fluvial de Petrolina
A partir das 21h
Apocalypse Reggae (Petrolina-PE)
Matingueiros (Petrolina-PE)
Gilberto Gil (BA)
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (Recife-PE) 


SÁBADO – 25 DE SETEMBRO
Cortejo de Maracatu
Concentração: Av. Cardoso de Sá/ Orla 1
A partir das 17h
Maracambuco (Recife-PE)
Maracatu Leão Coroado (Recife-PE)

Artes Cênicas
Espetáculo Caetana
Local: Porta do Rio – Orla fluvial de Petrolina
Horário: 19h

Audiovisual  
Mostra Ponto de Cultura Cine Raiz

Local: Telão/Palco (Porta do Rio-Orla fluvial de Petrolina)
Horário: 20h - Institucional – Cine Raiz – Inclusão Audiovisual

Onde Você Mora?! (de Jean Walber)
Todo Dia, o Dia Todo (de Indira Lima e Pollyana Mattana)
Eu tenho Pra Mim Que Tinha Que Ser Assim (de Chico Egídio)
Ainda Existem Sonhos... (de Carliane Fernandes)
Amor Eterno (de Fernando Baccarelli)
Consciência (de Alexandre Justino)
Dentro do Samba (de Netinho Nascimento)
Raiz e Remix – 5 anos (da Associação Raízes)

Música

Local: Porta do Rio – Orla fluvial de Petrolina
A partir das 21h
Samba de Véio (Petrolina - PE)
Antúlio Madureira (PE)
Martinho da Vila (RJ)
Josildo Sá (Tacaratu - PE)  

OFICINASLocal: Autarquia Educacional do Vale do São Francisco

Oficinas Institucionais
"Educação Patrimonial"
Data: 22 e 23 de setembro
Horário: 9h às 12h 

"Elaboração de Projetos"
Data: 23 e 24 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h 

"Edital Patrimônio Vivo"
Data: 23 de setembro
Horário: 9h às 12h

"FUNCULTURA"
Data: 24 de setembro
Horário: 14h às 17h

"Encontro de Microprojetos Mais Cultura Pernambuco"
Data: 24 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Oficinas de Formação Cidadã
"Cultura, Direito e Diversidade"
Facilitador: Assessoria Especial para a Diversidade do Governo do Estado
Data: 23 e 24 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Oficinas de Linguagem
"Percutindo por Pernambuco: Concerto Didático Percussivo"
Facilitador: Grupo de Percussão do Nordeste
Data: 22 de setembro
Horário: 19h às 20h30

"Percussão com o Grupo Bongar"
Facilitador: Grupo Bongar
Data: 22 e 23 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

“Despertando Qualidades”
Facilitadoras: Lívia Falcão e Fabiana Pirro
Data: 24 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife - PE - Brasil. CEP: 50.050-000. Fone: +55 81 3184.3000

Nenhum comentário:

Postar um comentário