terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conexão Vivo - Festival de Música

Pelo segundo ano no Estado, programa de fomento à música alterna 150 atrações entre a capital, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro.
 Uma das maiores plataformas de incentivo ao desenvolvimento do setor produtivo da música no país, o Conexão Vivo chega mais uma vez à Bahia para promover oficinas e shows a partir de agosto deste ano. Feira de Santana e Itabuna passam a integrar o programa e receberão parte das 150 atrações previstas para os próximos três meses. A agenda no estado começa em Salvador, na praça Wilson Lins, na Pituba, com shows entre os dias 11 e 14 de agosto. Nomes da cena emergente estarão presentes, como Pedro Morais (MG), Porcas Borboletas (MG), Gaby Amarantos (PA), Ortinho (PE) e Renegado (MG). Dividem os holofotes com artistas que marcaram época e influenciaram gerações, como Pepeu Gomes (BA) e A Cor do Som (BA/RJ), que está de volta com formação original. Como de hábito, o Conexão Vivo promove um intenso encontro entre novos artistas e nomes consagrados. É o caso das dobradinhas entre Márcia Castro (BA) e Mayra Andrade (Cabo Verde), Mariana Aydar (SP) e Mariella Santiago (BA), Grupo Percussivo Mundo Novo (BA) e Wilson das Neves (RJ), Gilvan de Oliveira (MG) e Armandinho (BA), Babilak Bah (MG/PB) e Chico Corrêa (PB), Manuela Rodrigues (BA) e Romulo Fróes (SP) e de Juarez Maciel (MG) com Edgar Scandurra (SP). A atuação do Conexão Vivo na Bahia teve início em 2010 com atividades em Juazeiro, Vitória da Conquista, Salvador e Ilhéus. Além de shows e oficinas houve a realização do edital Conexão Vivo 2010, em que 32 projetos e artistas baianos foram selecionados. Todos eles terão a oportunidade de desenvolver seus trabalhos e divulgá-los não só na Bahia, como em outros Estados brasileiros onde o programa acontece. “Nosso intuito é ampliar o alcance da música, criando esse intercâmbio entre os artistas de diferentes localidades. Queremos criar redes que possibilitem a toda cadeia envolvida trocar conhecimentos e experiências e ajudar na construção do mercado cultural brasileiro”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo. Programação contínua - A capital baiana continua sendo palco do evento em setembro, dos dias 16 a 18. O programa ainda conta com ações regulares ao longo do ano, que ocupam espaços diversos da cidade, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Ladeira da Misericórdia, salas de cinema e o Clube dos Fantoches, entre outros. Em agosto, os shows do Conexão Vivo chegam a Itabuna (dias 26 e 27), em setembro a Feira de Santana (dias 2 e 3) e Vitória da Conquista (9 e 10) e em outubro a Juazeiro (dias 21 e 22). Em paralelo, artistas e gestores patrocinados pelo programa percorrem as mesmas cinco cidades com uma intensa programação de oficinas e workshops, dentro do ciclo de ações formativas.

Histórico - Nascido em Belo Horizonte, o Conexão Vivo cresceu, ganhou espaço no País e hoje abrange projetos de todas as etapas da cadeia produtiva musical, fortalecendo, sobretudo, o cenário independente.

Em seus 11 anos de existência, o Conexão Vivo já realizou e incentivou a formação de mais de 1.500 atividades. Além dos shows, o programa contempla projetos de gravação de CDs e DVDs, circulação de artistas e turnês, mostras musicais, apoio a estúdios, programas de TV e rádio, propostas de pesquisa, formação e qualificação, além de um braço audiovisual, com foco na animação.
 "Essa costura entre ações originárias do próprio programa e iniciativas associadas com foco na capacitação faz do Conexão Vivo a maior ação de fortalecimento da engrenagem da música já vista no país", explica Kuru Lima, gestor nacional da plataforma de investimento na música patrocinada pela Vivo, empresa líder no mercado de comunicação móvel no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário