Acontecerá no dia 1º de setembro a apresentação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), que busca contribuir para o desenvolvimento do Semiárido Baiano, um espaço de estudo, reflexão e pesquisas com ênfase em práticas educativas e organizacionais, compreendendo as problemáticas e as potencialidades da região. Juntamente com á apresentação do NEPEC-SAB será lançado o livro ‘Letras e Chão’, sendo este uma reunião de dois artigos das autoras Maisa Antunes e Tarcila Oliveiracom os títulos ‘Os livros didáticos, conhecendo o semiárido 1 e 2 - uma experiência’ e ‘Uma abordagem dos livros didáticos conhecendo o semiárido 1 e 2 como tecnologia social’.
A obra aborda os conhecimentos e aprendizados adquiridos na produção do livro didático já citado, e porque classificá-lo como uma tecnologia social. A publicação é o resultado de pesquisas realizadas em torno da Educação Contextualizada no Semiárido, fortalecendo os estudos realizados pelo NEPEC-SAB. Letras e Chãopermite uma leitura crítica e desmistifica do Semiárido, mostrando a Educação Contextualizada como parte do processo educativo, permitindo a compreensão de que o Semiárido faz parte do mundo e o mundo também se faz presente no Semiárido, concepção decorrente de vivências e experiências compartilhadas.
A autora Tarcila considera o livro didático uma tecnologia social por ser engajado a partir de movimentos sociais, transformando-se em instrumento estratégico para a transformação social. Para Maísa Antunes “O livro didático é um instrumento de poder, contém narrativas e precisamos assumir nossa narrativa”. O lançamento de ‘Letras e Chão’ acontecerá juntamente com a apresentação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), no dia 1º de setembro, às 18:30h no Auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. Exemplares dos livros serão distribuídos nas bibliotecas públicas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário