quarta-feira, 31 de agosto de 2011

II Conferência Municipal de Cultura de Casa Nova- Ba.


Foto: Aldo Berdardes 

Construir um processo de sensibilização, mobilização e articulação com autoridades, agentes públicos, indivíduos e grupos, visando desenvolver uma percepção da cultura como elemento de afirmação e cidadania, inclusão social e fator de desenvolvimento econômico, este foi o objetivo da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no último final de semana em Casa Nova, promovida pela prefeitura municipál, através da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte. Com o tema “Planejar é preciso: diretrizes para consolidação dos Sistemas de Cultura”, o 
evento promoveu o encontro entre cidadãos e os representantes do Governo Municipal para que pudessem construir propostas de políticas públicas de cultura.
Esta Conferência teve como base as propostas extraídas na I Conferência Municipal de Cultura em 2009, agora com encaminhamento das propostas priorizadas pela Plenária em forma de Projetos. De acordo com o coordenador de cultura, Luciano Correia, a Conferência é o clímax do processo democrático de consultas, construção de conteúdos e deliberação das diretrizes que nortearão a política cultural da cidade e contribui para a formatação da política cultural no plano nacional.
“A cultura ganha relevo como eixo estratégico do desenvolvimento humano, econômico e social e neste momento o poder público, a sociedade, artistas e produtores são chamados à construção conjunta de políticas estratégicas neste campo do conhecimento e ação”, esclarece. “O debate pelos protagonistas da cultura casanovense sobre os eixos de discussão que integram o temário promove a valorização da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, na perspectiva de contribuirmos para a Conferência Estadual de Cultura, que se realizará em Salvador”, disse o secretário municipal de Cultura, Itamar Rocha. Após as discussões em grupos divididos nos eixos propostos, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.


Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário